REVIEW

NBA 2K19 review — Toco na enterrada

  • Data de Lançamento: 07/09/2018
  • Data do Review: 18 de setembro, 2018
  • PC, PlayStation 4, Switch, Xbox One

Uma viagem turbulenta de primeira classe.

por Pedro Scapin em 18 de setembro, 2018

Sobe a bola laranja e a câmera faz uma transição até a cabine de transmissões do Staples Center, onde Los Angeles Lakers e Boston Celtics disputam o jogo 7 da final da NBA. Essa é a parada final de uma longa e desafiadora viagem conduzida por NBA 2K19 em assentos de primeira classe. E como todo percurso, rolam algumas turbulências.

NBA 2K19, e títulos de esporte em geral, são games difíceis de avaliar principalmente se você acompanha essas franquias há anos. É muito fácil começar um review com o mesmo blá blá blá de sempre: “a movimentação é mais orgânica, a iluminação é mais realista, os jogadores se comportam como a vida real, etc.”

Por isso, o GameSpot Brasil resolveu falar do jogo de basquete da 2K deste ano como um exemplo – para o bem e para o mal.

Para o bem porque NBA 2K19 se destaca entre todos os jogos de esporte com uma baita exibição de respeito ao legado do esporte que representa, além de demonstrar atenção ao feedback da comunidade.

E para o mal porque, assim como a maioria dos outros games do gênero, também se perde nas tentações das microtransações como fonte principal de progresso.

É assim que se faz um jogo de esporte

Com NBA 2K19, a 2K Sports estabelece um novo padrão no desenvolvimento de jogos de esporte – o nível subiu e está bem acima da concorrência. Além de fazer um game que recria com fidelidade o basquete dentro de quadra, a empresa valoriza o passado que determinou a base da NBA de hoje.

Isso não é necessariamente uma novidade. Mas a questão é que NBA 2K19 conta com dezenas de times clássicos que homenageiam grandes jogadores e treinadores que deixaram sua marca em temporadas memoráveis na liga.

É o caso do Chicago Bulls de Michael Jordan e Scottie Pippen. Ou o Boston Celtics de Larry Bird. Tudo com uniformes, arenas e atletas fielmente reproduzidos, incluindo shorts curtos, tênis All-Star e as arquibancadas mais simples de outras épocas.

O passado é valorizado, mas o presente é olhado com o mesmo carinho. E a opinião da comunidade de jogadores de NBA 2K se mostra importante para o desenvolvimento do game.

Modos de jogo populares, como MyCareer e MyTeam, receberam atualizações fundamentais para a manutenção a longo prazo da diversão. É o caso da inclusão da possibilidade de pular cenas, de mais liberdade para negociar seu futuro em MyCarrer e de mais chances de obter cartas de elite e variedade de gameplay em MyTeam.

Essa mistura de preocupação com o que já passou e atenção com o que está por vir resulta em um conteúdo constantemente atualizado e que entrega muito controle ao jogador, seja com a bola ou com a prancheta em mãos.

Não é assim que se faz um jogo (não só de esporte)

NBA 2K19 merece todos os elogios apontados acima, mas em tantos outros precisa de críticas. Seja no MyCareer ou no MyTeam, o progresso no jogo pode ser alcançado com muito suor e dedicação… mas também com aquela forcinha extra na forma de Virtual Currency, a principal moeda do game.

O que causa problemas nesse cenário é a possibilidade de comprar VC com dinheiro real. Isso mexe diretamente no balanceamento do game. Em MyCareer, sem o menor esforço é possível conseguir melhorias nos atributos de seu jogador. Já no caso do MyTeam, dá para adquirir pacotes que contêm cartas bem mais fortes.

Mais uma vez, as microtransações interferem na igualdade que as partidas online deveriam ter.

Enquanto as microtransações têm um peso mundial, tem um outro problema que afeta diretamente os jogadores aqui do Brasil. Os servidores de NBA 2K19 são bem ruins para nós. E jogar partidas online é uma tarefa complicada por conta do lag pesado. Isso por si só já é irritante. No entanto, em um game onde é preciso buscar o melhor timing para situações tão frequentes quanto um arremesso, a situação se agrava ainda mais.

No fim das contas, NBA 2K19 é uma simulação excepcional do basquete, capaz de entregar controle absoluto ao jogador sobre o que acontece dentro e fora das quadras na esfera esportiva. Mas também é um jogo que cria desigualdade nas interações online ao atrelar uma progressão mais rápida para quem comprar moeda virtual.

Taí um caso em que você pode ter sorte no amor e comprar sua sorte no jogo.

6 0
Ver comentários ()

NBA 2K19 / PC, PlayStation 4, Switch, Xbox One

Pontos Positivos
Controle total sobre a simulação do basquete.
Atualizações importantes nos modos MyCareer e MyTeam.
Respeito ao passado do esporte e atenção ao presente.
Pontos Negativos
Microtransações ditam o ritmo do progresso online.
Servidores ruins geram partidas com muito lag no Brasil.
8
Bom

Sobre o Autor

Pedro Scapin

Desde sempre com um controle de videogame nas mãos, fã de Bloodborne e Dark Souls, viciado em FPS e jogos de esporte, e órfão de sua fita de Pokémon Crystal.

Twitter e Instagram: @PedroScapin17

Participe da Conversa

NBA 2K19

  • Data de Lançamento: 7 de setembro, 2018
    • PC
    • PlayStation 4
    • Switch
    • Xbox One
    NBA 2K19 marcará o aniversário de 20 anos da franquia.
    Desenvolvedora:
    Visual Concepts
    Publisher:
    2K Games, 2K Sports, Take-Two Interactive
    Gênero(s):
    Esportes, Simulação
    Pendente