Sony reconhece necessidade de um sucessor do PlayStation 4

Presidente da empresa, Kenichiro Yoshida, falou de um suposto PS5.

A Sony deu indícios de que está no meio da criação de um sucessor do PlayStation 4. Em entrevista ao jornal Financial Times, o presidente da empresa, Kenichiro Yoshida, disse:

“Neste momento, o que posso dizer é que é necessário ter um hardware de próxima geração”. Yoshida, no entanto, parou antes de dizer claramente que um PlayStation 5 está em desenvolvimento.

A declaração não é exatamente uma surpresa, uma vez que a Sony está constantemente pensando em hardware novo e outro PlayStation é algo garantido após o sucesso do PS4.

Entretanto, o fato de Yoshida se referir publicamente a um hardware de próxima geração e à necessidade da Sony poderia ser uma indicação de onde a empresa acha que o PS4 está em seu ciclo de vida.

O PS4 agora tem cinco anos. Ele foi lançado em 2013 e, tradicionalmente, as plataformas da Sony têm um ciclo de vida de cerca de seis anos.

Esse foi o intervalo entre o PlayStation original e o PlayStation 2. Seis anos após o PS2, o PS3 foi lançado, com o PS4 na sequência, sete anos depois.

Entretanto, as tecnologias de GPU e CPU estão avançando em um ritmo bem mais rápido do que antes, assim como a velocidade de internet. Além disso, a maneira com a qual o conteúdo é entregue e consumido mudou significativamente. E isso deve acontecer novamente com os avanços na transmissão de jogos.

Os desenvolvedores, enquanto isso, já parecem estar pensando nesse novo hardware. Na E3 2018, a Bethesda anunciou Starfield, novo jogo da equipe por trás de The Elder Scrolls.

Em entrevista ao GameSpot, o diretor criativo da Bethesda, Todd Howard, disse que a equipe está pensando na melhor forma de fazer Starfield e, caso seja necessário, vai abrir mão de lançá-lo no PS4 e no Xbox One para alcançar isso.

Na E3 2018, a Bethesda também confirmou que um novo The Elder Scrolls está a caminho. No entanto, não mencionou as plataformas em que o jogo está sendo desenvolvido.

Além disso, a CD Projekt Red tem sido evasiva sobre para as plataformas de Cyberpunk 2077. Mas o pouco de gameplay que foi mostrado passou a sensação de ser algo da próxima geração, especialmente se aquele nível de qualidade for transportado para um mundo aberto maior.

Apesar de não haver mais detalhes da Sony sobre seu hardware da próxima geração, o Financial Times disse que “talvez não represente uma mudança grande em relação ao PS4, e que a arquitetura fundamental seria similar”.

Até o momento, existem duas revisões do modelo original do PS4. Enquanto o PS4 Slim manteve o mesmo hardware em uma embalagem menor, o PS4 Pro possui um hardware mais potente com capacidade de fazer quase um 4K. A Microsoft, enquanto isso, lançou o mesmo número de revisões para Xbox One, na forma do Xbox One S e Xbox One X.

Xbox One. Microsoft, Project XCloudDo seu lado, a Microsoft está tomando medidas na direção de diversificar onde os jogos podem ser jogados.

Apesar de atualmente a empresa permitir que alguns jogos sejam rodados no Xbox One e no PC pelo programa Xbox Play Anywhere, o recém anunciado Project xCloud quer ir mais além e chegar aos dispositivos móveis.

Um novo hardware de games da Microsoft é algo óbvio, assim como um novo PlayStation também é. Até o momento, porém, a Microsoft não indicou quando quer lançar uma nova plataforma.

Em novembro, a Microsoft realizará o XO18, evento descrito como uma “celebração global de todas as coisas de Xbox”. Pode ser que por lá tenhamos mais informações.

Arquivado em:
PlayStation 4, Xbox One

Tem uma sugestão de notícia? E-mail: sugestoes@gamespot.com.br

4 0
Ver comentários ()
Participe da Conversa