LISTA: Os 19 maiores sustos em filmes de terror

De palhaços a demônios, confira os maiores sustos do cinema mundial.

poltergeist, Filme de terror, medo, melhores filmes de terror

O susto é uma das técnicas mais fáceis, práticas e malignas dos filmes de terror. Por décadas, tem sido usado por diretores como uma maneira fácil de obter um terror barato.

A situação geralmente envolve um longo período de silêncio interrompido por um barulho repentino. Mas esses momentos não tornam necessariamente um filme assustador e só fazem o público ficar momentaneamente surpreso.

No entanto, nas mãos certas e no momento certo, o susto pode ser um dispositivo altamente eficaz. Os diretores mais habilidosos usam isso para aumentar a tensão de um filme, permitindo que o público saiba que tudo pode acontecer a qualquer momento.

Seja um monstro aparecendo das sombras, uma mão debaixo da cama ou algo no fundo fazendo um movimento repentino, os melhores pulos causados por sustos são difíceis de esquecer.

Então aqui está a nossa visão sobre alguns dos momentos mais memoráveis, eficazes e assustadores da história dos filmes de terror. Segure firme!

19- Medo (2003)

Filme de terror, medo, melhores filmes de terror, a tale of two sisters

Assim como muitos filmes de terror asiáticos, esse longa sul-coreano se baseia mais numa atmosfera de pavor do que em grandes cenas que irão te fazer pular de susto. Mas há um grande momento.

A madrasta esquisita vê um grampo de cabelo no chão da cozinha. Ela se abaixa para pegá-lo, mas uma mão aparece de repente debaixo da pia e a agarra.

18- O orfanato (2007)

Filme de terror, medo, melhores filmes de terror, o orfanato

O diretor J. A. Bayona está atualmente aterrorizando o público com Jurassic World: Reino ameaçado, mas há 10 anos ele fazia o mesmo com esse incrível filme de terror espanhol.

Um susto totalmente inesperado acontece na cena em que a personagem principal, Laura, vê uma mulher ser atropelada por um ônibus. Ela vai até o corpo e pega uma chave que estava pendurada no pescoço da vítima. De repente, a mulher agarra seu braço e um lençol cai de sua cabeça para revelar seu rosto horrivelmente mutilado.

17- O enigma de outro mundo (1982)

Filme de terror, medo, melhores filmes de terror, o enigma de outro mundo

O diretor John Carpenter merece muito crédito por fazer seu público pular. Mesmo quando era previsível que algo terrível ia acontecer.

Com um alienígena transformando-se na equipe científica de O enigma do outro mundo, qualquer um poderia virar uma criatura medonha a qualquer momento.

Um grande choque é quando o personagem Norris, que aparentemente sofre um ataque cardíaco, se revela um alienígena. Enquanto Dr. Copper se prepara para usar um desfibrilador nele, o peito de Norris se abre e revela um conjunto de presas que mordem os braços do pobre médico.

16- Abismo do medo (2006)

Abismo do Medo, Filme de terror, medo, melhores filmes de terror

Grande parte de Abismo do medo se passa na escuridão claustrofóbica de cavernas, nas quais um grupo de amigos encontra uma raça de monstros subterrâneos conhecidos como crawlers.

Nós somos apresentados a essas criaturas em um estilo assustadoramente assustador e pelo ponto de vista de uma câmera noturna que se move entre os personagens, revelando um crawler em pé logo atrás do grupo.

15- Sobrenatural (2010)

sobrenatural, insidious, Filme de terror, medo, melhores filmes de terror

O diretor James Wan pode até confiar em técnicas tradicionais para assustar seu público, mas ele é muito bom nisso. Invocação do Mal e Jogos mortais têm seus momentos, mas seu melhor terror é Sobrenatural. É simples, mas altamente eficaz.

Dois personagens, interpretados por Patrick Wilson e Barbara Hershey, estão tendo uma conversa quando Hershey ouve um barulho estranho. O diretor corta para Wilson e a cena revela o demônio vermelho do filme parado bem atrás dele.

14- O iluminado (1980)

o iluminado, Filme de terror, medo, melhores filmes de terror

Stephen King é famoso por desconsiderar a adaptação de Stanley Kubrick de seu romance clássico e as liberdades que ele teve na história. Uma das maiores mudanças é a morte cruel e inesperada de Halloran, o simpático chef que compartilha uma habilidade brilhante com o jovem Danny Torrance.

Depois de passar boa parte do filme viajando em condições meteorológicas terríveis para o hotel Overlook para salvar Danny, ele é despachado por Jack Nicholson e  seu machado poucos minutos depois de entrar no hotel.

13- O mistério de Candyman (1992)

O Mistério de Candyman, Filme de terror, medo, melhores filmes de terror

A adaptação de Bernard Rose para a história de Clive Barker é um dos melhores filmes de terror dos anos 1990 e apresenta um susto apavorante.

Ao longo do filme é dito que o ex-escravo demoníaco e vingativo Candyman pode ser convocado falando seu nome cinco vezes na frente do espelho.

A personagem principal Helen não é estúpida o suficiente para fazer isso, mas não importa. Ela abre um armário de banheiro e de dentro dele surge uma mão assustadora.

Como muitos dos sustos nessa lista, esse funciona por causa do silêncio sinistro e do desenvolvimento cuidadoso que produz o grande susto.

12- Corrente do mal (2014)

Corrente do Mal, Filme de terror, medo, melhores filmes de terror

O aclamado Corrente do mal mostra que você não precisa de efeitos especiais e truques de câmera para aterrorizar – basta um ótimo conceito.

Nesse caso, os personagens estão literalmente em uma corrente do mal e são perseguidos por uma entidade aterrorizante em forma humana. Se ela te pega, você morre.

Um dos maiores choques acontece quando uma garota para em um corredor. De repente, por trás, a figura imponente de um homem alto e assustador sai da escuridão e cambaleia em direção a ela.

11- REC (2007)

REC, Filme de terror, medo, melhores filmes de terror

O filme espanhol de quase-zumbi REC usa sua técnica de primeira pessoa para um grande efeito. Com grande parte do filme ambientado na escuridão de um edifício residencial, saber que os moradores infectados podem aparecer a qualquer momento ajuda a gerar uma incrível tensão.

O maior susto coincide quando um personagem está olhando ao redor de um sótão para verificar se ali é um lugar seguro para se esconder. A câmera quase completa um giro de 360 ​​graus, até revelar um garoto infectado esperando para atacar.

10- Halloween (1978)

halloween, , Filme de terror, medo, melhores filmes de terror

A história psicopata de John Carpenter é uma aula de terror e funciona porque o público nunca sabe quando o maníaco mascarado Michael Myers irá aparecer.

O maior choque é próximo do fim, depois que Laurie Strode (Jamie Lee Curtis) descobre o corpo de sua amiga Annie em uma cama ao lado de uma lápide.

Enquanto Laurie se afasta horrorizada, o corpo de Bob, uma das vítimas mais antigas de Michael, se choca no batente da porta atrás dela.

9- Cidade dos sonhos (2001)

Mulholland Drive, Cidade dos Sonhos, Filme de terror, medo, melhores filmes de terror

David Lynch não faz filmes de terror convencionais, mas não há como negar que muitos de seus trabalhos mergulham nos territórios dos pesadelos.

O mistério de Cidade dos sonhos apresenta uma sequência que aparentemente tem pouco a ver com a história principal, mas que funciona de forma excelente para ajudar a gerar uma sensação de pavor absoluto.

Dois homens conversam em um restaurante sobre um sonho que um deles teve quando o rapaz avista algo horrível trás do prédio. A dupla sai para dar uma olhada e, depois de uma agonizante espera, uma mendiga de aparência assustadora desliza por trás de uma parede.

O incrível sobre essa cena é que os personagens realmente nos dizem o que está prestes a acontecer alguns minutos antes, e ainda é totalmente aterrorizante. A atriz Bonnie Aarons, que interpreta a mendiga, mais tarde passou a aterrorizar mais espectadores como a freira demoníaca em filmes Invocação do Mal, de James Wan.

8- O chamado (2002)

o chamado, Filme de terror, medo, melhores filmes de terror

Para a maioria, o remake de Hollywood do clássico filme de terror japonês Ringu não é tão bom quanto o original. Mas há uma alta qualidade de sustos, como quando a mãe de Katie diz a Rachel (Naomi Watts) como foi encontrar sua filha morta em um armário.

É uma cena triste, e não esperávamos que o diretor Gore Verbinski cortasse repentinamente para o rosto horripilante da garota no momento em que seu corpo foi descoberto.

7- Poltergeist (1980)

poltergeist, Filme de terror, medo, melhores filmes de terror

Palhaços e bonecos são dois dos mais assustadores elementos de filmes de terror, logo, não é de se surpreender que o maior susto de Poltergeist combine os dois.

Little Robbie tem um boneco de palhaço assustador que fica na ponta de sua cama. Quando o palhaço de repente desaparece, o jovem toma a decisão insensata de procurá-lo debaixo da cama.

Em um momento de desorientação, o diretor Tobe Hooper relaxa o público momentaneamente mostrando que o boneco não está lá embaixo – ele está sentado ao lado de Robbie. Boo!

6- Carrie, a estranha (1976)

carrie, Filme de terror, medo, melhores filmes de terror

Alguns sustos são importantes para a narrativa do filme, mas alguns são apenas para fazer a audiência pular da cadeira. O momento final do clássico de Brian de Palma na adaptação da história de Stephen King está no segundo grupo: é um pouco bobo, mas muito efetivo.

Sue, a personagem de Amy Irving, deixa flores no túmulo de Carrie White. Mas então um braço sangrento surge do chão e a puxa! Mas é claro, foi tudo um sonho.

5- Audition (1999)

audition, Filme de terror, medo, melhores filmes de terror

A obra de arte japonesa Audition é melhor conhecida pelo seu clima tenso de tortura, mas ela também tem sustos que te fazem pular.

O primeiro susto real no filme é assim, mas não acontece até bem mais de uma hora de exibição – esse é um filme que leva tempo para chegar às coisas assustadoras. Mas quando isso acontece, assusta completamente.

Já temos a nossa suspeita de que a garota chamada Asami pode não ser tudo o que parece. E o medo do filme se recupera na cena em que ela fica sozinha em seu apartamento, ignorando o telefone enquanto toca. De repente, a bolsa misteriosa que ficou em segundo plano durante todo o filme grunhe e se move – algo ou alguém está lá dentro.

4- Se7en – Os sete crimes capitais (1995)

se7en, Filme de terror, medo, melhores filmes de terror

O destino de Sloth, a terceira vítima do serial killer do diretor David Fincher, parece tão medonho que você não espera que haja um segundo choque na produção.

Policiais invadem seu apartamento e encontram o pobre rapaz amarrado a uma cama – ele ficou lá por um ano inteiro. Mas o verdadeiro susto é que ele ainda está vivo. Sua súbita convulsão de vários minutos na cena é um dos maiores momentos dos filmes de terror de todos os tempos.

3- Tubarão (1975)

Tubarão, Filme de terror, medo, melhores filmes de terror

Steven Spielberg é um dos maiores cineastas da história, mas isso não o coloca acima de um sustinho antiquado. Em seu filme clássico Tubarão, a exploração submersa de um barco naufragado é interrompida pela cabeça decepada de seu dono, Ben Gardner, flutuando à vista.

2- Sexta-feira 13 (1980)

Sexta-feira 13, Filme de terror, medo, melhores filmes de terror

Embora Jason Voorhees seja conhecido como o assassino mascarado durante toda a série Sexta-feira 13, ele na verdade não cometeu nenhum dos assassinatos no primeiro filme.

Isso é tudo feito por sua mãe, Pamela. O jovem Jason faz só uma aparição no final em um dos sustos mais famosos do terror.

Alice, a única sobrevivente do massacre de Pamela, está em um barco se recuperando. Infelizmente, o jovem e deformado Jason está na água e, no momento final do filme, surge para puxá-la para dentro do lago.

1 – O Exorcista III (1990)

o exorcista, Filme de terror, medo, melhores filmes de terror

Talvez o maior susto de todos os tempos. O primeiro Exorcista pode ser de longe o melhor filme da franquia, mas mesmo assim ele não tem um momento como esse.

A entrada silenciosa de uma enfermeira fazendo suas rondas em um corredor do hospital é subitamente interrompida pela aparição de uma figura encapuzada caminhando em direção a ela com um par gigante de tesouras. A trilha sonora grita pela vida. E tudo se transforma em um pesadelo inesquecível.

Acompanhe o GameSpot Brasil no Facebook, Twitter, YouTube, Instagram e Twitch.

Arquivado em:
Cinema, Entretenimento

Tem uma sugestão de notícia? E-mail: sugestoes@gamespot.com.br

1 0
Ver comentários ()
Participe da Conversa