REVIEW

Football Manager 2019 review — Estratégia vencedora

  • Data de Lançamento: 02/11/2018
  • Data do Review: 17 de novembro, 2018
  • PC

Mestres da tática.

por Richard Wakeling em 2 de novembro, 2018

traduzido por Igor Pontes em 17 de novembro, 2018

Existem muitas variáveis para se ter uma temporada de sucesso em Football Manager. Você tem que lidar com o delicado equilíbrio entre manter a moral do seu time lá em cima, ser malandro no mercado de transferências e fazer bons contratos, desenvolver jogadores no campo de treinamento, revezar seu time para controlar o risco de lesões, entre outras coisas.

É um desafio único voltado para acumular pontos em campo, mas todos esses aspectos distintos devem ser construídos sobre uma base sólida que começa com peças em um quadro branco. Táticas são a pedra fundamental de qualquer grande time, e Football Manager 2019 mais do que nunca te dá controle e flexibilidade sobre como seu time joga.

Mesmo que não seja uma revisão completa, a mudança de design da interface tática traz mais flexibilidade e opções estratégicas. A composição de cada estilo de jogo da equipe foi “quebrada” em três partes diferentes: posse de bola, transição e sem posse.

As opções com a bola nos pés são bem familiares a qualquer um que jogou Football Manager nos últimos anos e lidam com as facetas da abordagem do seu time ao plano de ataque quando chegar na pequena área.

A fase de transição é talvez uma das mais interessantes para os mini Pep Guardiolas e Maurizio Sarris dos bancos virtuais, permitindo decidir como sua equipe reage ao perder ou ou recuperar a posse de bola.

Já as opções sem a bola permitem marcar em que partes do campo você quer que seu time vá pra cima do adversário ou quanto você quer que sua defesa fique parada.

Todas essas escolhas adicionais ajudam em uma abordagem tática mais clara, que remove muito do achismo que existia anteriormente ao tentar dar uma cara ao time. Se você quer que a equipe pressione bastante no campo e contra-ataque ao ter a posse de bola, essa opção está a poucos cliques de distância.

Para dar uma melhor ideia de como as táticas são construídas, agora existem algumas prontas para serem utilizadas. Elas aparentemente recriam táticas da vida real, como controle de posse de bola e retranca. E também possuem estilos distintos, como o Gegenpressing do técnico do Liverpool, Jurgen Klopp, o Tiki-taka e o Catenaccio italiano.

Escolher uma das táticas prontas não é uma solução simples, afinal de contas, você deve considerar os pontos fortes, as fraquezas e a forma como cada jogador do seu time deve agir para que qualquer uma dessas táticas dê certo.

Não adianta pedir para uma equipe fraca em trabalho coletivo pressionar o adversário por 90 minutos, a não ser que você queira ver eles mortos em campo. E pedir para um time fraco jogar de forma mais cadenciada não vai fazer eles jogarem a lá Barcelona. Ao invés disso, essas pré-configurações te guiam no processo de montar táticas próprias em Football Manager 2019, permitindo pegar emprestado, aprender e expandir sobre essas ideias.

Isso é benéfico tanto para veteranos quanto para novatos, pois ajuda a ter uma forma clara de como cada instrução pode afetar a forma que você monta seu time. Também é um complemento necessário para o redesign tático de Football Manager 2019. Não é uma repaginada perfeita – colocar algo simples como um volante fixo, por exemplo, ainda não é uma opção – mas joga pra escanteio boa parte dos elementos restritivos dos jogos passados, impacta positivamente o game e pavimenta o caminho para próximas melhorias no futuro.

Além disso, seu trabalho no centro de treinamento foi completamente repaginado. Até então, os treinamentos eram apresentados em estilos amplos, separando cada área em grupos diretos de ataque, defesa, condicionamento físico, tático, coesão da equipe e controle de bola.

Football Manager 2019 expande os treinamentos de uma forma que a princípio soa esmagadora, introduzindo um plano de treino personalizável que chega a ter três blocos de treino por dia e permite escolher entre uma lista gigante de exercícios.

Você pode optar por trabalhar em como sua equipe vai se defender, na criação de chances de gol, retenção de bola, resistência e até mesmo atividades extra-curriculares, como sensibilização da comunidade e entrosamento da equipe.

Parece ser muito de início, mas o tutorial compreensivo – embora prolixo – faz um bom trabalho em explicar como tudo funciona. Depois de alguns jogos, treinar se tornará parte da sua preparação pré-jogo. Ao contrário do que acontecia antes, quando antes era uma reflexão posterior.

Vai jogar contra um time goleador? Passe a semana treinando táticas defensivas para impedir que você leve uma goleada. Vai jogar contra um time pequeno na copa? Foque seu treino em criar oportunidades de gol e finalizações para manter seus jogadores ofensivos em forma. Ou você pode sempre deixar seu staff lidar com essas situações de treino. É possível engajar o tanto quanto quiser em Football Manager 2019.

Escolhas adicionais alimentam uma abordagem transparente sobre o módulo de táticas, que elimina muito do antigo trabalho de adivinhação que levava à criação da identidade de sua equipe.

É claro que todo esse trabalho de base culmina diante de um estádio lotado em uma tarde de sábado, e é aí que falamos das melhorias tangíveis sobre o motor gráfico de FM 2019.

A mais notável delas é a forma como a bola mergulha e se curva no ar de uma maneira muito mais autêntica. Você verá a bola se levantando por cima de uma linha defensiva alta com um belo backspin, além de faltas que se aninham no canto superior da rede como se estivessem saindo do pé de David Beckham no auge.

Os erros, por outro lado, sempre fizeram parte do DNA do Football Manager – seja com o zagueiro errando o tempo da bola no ar, o goleiro levando um frango ou o atacante errando um chute na pequena área. E agora, os árbitros também erram. O VAR e a câmera de linha de gol foram incluídas nas competições de liga e copa que já utilizam essas tecnologias, como a Série A e a recém-licenciada Bundesliga. E adicionam uma camada extra sobre cada partida.

Há um momento específico em que seu coração dá aquela paradinha durante a comemoração de um gol só pra ver o árbitro se dirigindo até o assistente de vídeo para se certificar de que não houve uma falta ou impedimento. É outra característica que mantém a atenção de Football Manager aos detalhes.

No entanto, os gritos da linha de toque ainda são desnecessariamente vagos, mas o feedback imediato que você recebe após a emissão torna-os uma opção tática viável.

Os jogadores são geralmente mais inteligentes também, poupando corridas quando sabem que estão impedidos e escolhendo o passe certo de dentro da área. Ainda existem alguns persistentes problemas, como o alto percentual de gols marcados em cruzamentos. Eles geralmente saem dos zagueiros, que particularmente se mostram incapazes de impedir seus adversários de posição.

Você também verá os jogadores driblarem até posições vantajosas e pararem, dando tempo para um defensor se recuperar. E erros defensivos são às vezes um pouco frequentes demais. Eles podem ser frustrantes, mas não dominam a experiência do dia de jogo como costumam ter no passado.

Tudo isso contribui para que Football Manager atinja seu auge na versão 2019, tal qual um atacante de 28 anos. O redesenho tático, embora não tão completo quanto alguns possam querer, é mais claro e dá mais controle sobre como você quer que sua equipe jogue. Enquanto que o mecanismo de jogo e a ênfase no treinamento melhoram seu trabalho na sala de táticas.

Essas são mudanças significativas que levam a simulação adiante, fazendo com que você sinta que pode realmente impor suas filosofias futebolísticas em uma equipe. Ver seus jogadores marcando um gol depois de completar um movimento da maneira exata que imaginou é uma alegria absoluta que nenhum outro jogo desportivo pode igualar, e é um feito mais viável agora devido a essas adições.

FM 2019 ainda não é o jogo mais acolhedor para os recém-chegados, empilhando sistemas e sistemas, mas para os veteranos e os dispostos a aprender nunca houve melhor momento para entrar e se entrincheirar no banco virtual. Os ajustes de Football Manager 2019 farão com que você se sinta feliz em disputar mais uma gigantesca sessão de manobrar egos, assinar com uma jovem promessa nos últimos minutos e segurar uma vitória por 90 minutos para conquistar um título da liga. Tudo isso de maneira triunfante.

Acompanhe o GameSpot Brasil no Facebook, Twitter, YouTube, Instagram e Twitch.

5 0
Ver comentários ()
Pontos Positivos
Redesenho tático fornece mais flexibilidade e comando sobre a identidade de sua equipe.
Táticas predefinidas são uma ferramenta de aprendizado útil e uma base para criar.
Modo de treinamento revisado aprimora sua preparação antes do jogo.
Motor gráfico em 3D produz futebol com mais nuances.
Pontos Negativos
Velhos erros do jogo ainda persistem.
Grande variedade de sistemas não é muito receptiva a novos jogadores.
8
Bom
Participe da Conversa

Football Manager 2019

  • Data de Lançamento: 2 de novembro, 2018
    • Android
    • iOS
    • PC
    O simulador de gerenciamento ganha mais uma edição, com muitas novidades para sua consagrada fórmula.
    Desenvolvedora:
    Sports Interactive
    Publisher:
    SEGA
    Gênero(s):
    Simulação, Esportes
    Pendente