REVIEW

Super Mario Maker 2 review — O cogumelo e o martelo

  • Data de Lançamento: 28/06/2019
  • Data do Review: 4 de julho, 2019
  • Switch

Com os Goombas que me atiram, construo meu castelo.

por Peter Brown em 3 de julho, 2019

traduzido por Bruno Araujo | @brunocracia em 4 de julho, 2019

Mario não é um ícone dos videogames só porque é um cara afável e valente, mas porque ele é o rosto por trás de alguns dos melhores jogos de plataforma de todos os tempos. A Nintendo cuidou cuidadosamente das suas aventuras por décadas, mas algo diferente aconteceu em 2015. A Big N deu aos jogadores as ferramentas para criar e compartilhar fases em Super Mario Maker, do Wii U. E o Mario que conhecíamos ganhou uma dimensão completamente nova.

Mario deixou de ser um herói saltador e tranquilão. E se tornou um demônio casca grossa da velocidade, uma figura audaciosa que desafia a morte enquanto é forçada a cruzar estágios insubmissos construídos por gênios do mal que conheciam cada pulo e movimento seu como a palma das suas mãos.

Com as versões de Mario Maker de Wii U e 3DS abandonadas pela Nintendo, Super Mario Maker 2 para Switch nos leva de volta para aqueles tempos impetuosos de alguns anos atrás. O game é bastante familiar, mas quanto mais você joga e cria, mais você percebe todas as pequenas adições incluídas e aprecia a forma como elas elevam o potencial para criatividade de novas maneiras.

Mario Maker 2 é uma ferramenta robusta de criação de fases e um jogo de plataforma fantástico e aberto que, sem dúvida, vai estimular uma nova era de competição entre jogadores e criadores. E até agora, é fantástico ver o que as pessoas certas conseguem fazer com os meios necessários para construir o mundo de Mario.

Super Mario Maker 2

O intuitivo sistema de arrastar e soltar está de volta. No entanto, você não tem o luxo de ter desde sempre uma caneta Stylus no Switch. Por isso, considere incluir uma na sua lista de compras, já que usar os dedos pode causar o posicionamento errado de objetos. E você até pode criar com o seu Switch encaixado no dock, mas com certeza essa deve ser sua última opção. Mesmo sem uma Stylus, tudo fica mais rápido e fácil no modo portátil do console.

Selecionar e posicionar ingredientes para as suas fases, ou só desenhar largas faixas de terreno, é um processo fácil e indolor. E há maneiras intuitivas de copiar, colar e desfazer seu trabalho conforme for necessário.

Você mais uma vez tem à disposição componentes dos jogos Super Mario Bros., Super Mario Bros. 3, Super Mario World e New Super Mario Bros. U, além de vários inimigos, objetos e mecanismos. Você seleciona um dos games e trabalha dentro do seu conjunto de ferramentas, mas é moleza trocar para outro e manter a maior parte do seu trabalho. Apenas alguns elementos ocasionais são intransferíveis.

A grande exceção é o novo conjunto baseado em Super Mario 3D World, que só pode ser usado isoladamente. E apesar do “3D” sugerir que você vá fugir das fases bidimensionais, você não vai. Você só ganha acesso a elementos únicos daquele jogo, como o sempre estranho item que transforma Mario em um gato.

Mas essa de longe não é a única adição notável. A soma total é muito numerosa para ser listada aqui. É que o Cat Mario está lá em cima ao lado das habilidades de criar declives, rolagens personalizadas para cada fase, além de determinar condições para vencer os cenários, como algumas das adições mais impactantes à fórmula Mario Maker. Mas é claro, até mesmo a menor variável pode ter um efeito cascata nas mãos certas. Apenas o tempo vai dizer qual elemento mediano vai ser transformado em uma arma diabólica pelos construtores mais habilidosos.

Super Mario Maker 2

Para os novatos, é claro que existe a chance de se sentir sobrecarregado com a quantidade de opções disponíveis de cara. Mas é aí que entra o Yamamura’s Dojo. Yamamura é um pombo, mas um pombo muito sábio e perspicaz. Se você precisa de ajuda para compreender os conceitos básicos que envolvem a concepção e a criação de uma fase, Yamamura é seu pássaro.

Seu catálogo de 45 lições (divididas em Iniciante, Intermediário e Avançado) te acompanha em absolutamente tudo, de posicionar pedaços de terra e Goombas ao lado mais filosófico da criação de fases, até mesmo navegando o lado meta dessa coisa de ser um criador compartilhando seu trabalho para os outros julgarem.

Essas lições vão ajudar um novato a ficar a par de tudo, enquanto os designers mais experientes não têm nenhuma restrição desde o princípio, o que foi uma jogada inteligente da Nintendo. A comunidade de criadores já fez algumas fases realmente impressionantes que usam bem o robusto conjunto de ferramentas de Mario Maker 2. E o nível geral de lógica inerente a um jogo do Mario continua em grande parte o mesmo – nada de mexer sob o capô para reescrever regras tradicionais de causa e efeito, por exemplo – mas o espírito de Mario Maker 2 floresce quando elementos familiares são combinados por jogadores magistrais. E com frequência de maneiras que a Nintendo nunca empregaria num jogo tradicional do Mario.

Super Mario Maker 2

Até agora, essa criatividade inesperada tem se manifestado em estágios excêntricos recheados com um número exorbitante de inimigos, testes diabólicos com plataformas que exigem reflexos sobre-humanos, e engenhocas espertas que movem Mario e itens importantes pra lá e pra cá usando calculadas reações em cadeia. Nem toda fase é perfeita, mas como os controles e elementos fundamentais desses mundos são todos testados e verdadeiros, é raro encontrar uma criação que realmente vá te chatear.

No fim das contas, dezenas (em breve centenas, se não milhares) de fases alternativas estão a poucos segundos de distância, o que é uma baita conveniência. Não é um eufemismo dizer que a velocidade com que você pode navegar, baixar e jogar cenários novos é uma das principais razões que tornam a exploração de Mario Maker 2 tão fácil e prazerosa.

O fator descoberta desempenha um papel importante no que você vai encontrar. E além de listas básicas de fases populares, novas e que estão trendando, existe uma função de pesquisa detalhada que permite afunilar sua busca por atributos como tema ou dificuldade. Você também pode ordenar os resultados por tags que indicam o tipo de estágio, seja ele um auto-scroller ou um desafio centrado na solução de quebra-cabeças. Depois de jogar, você pode deixar seu feedback para que outros jogadores leiam – uma forma simples, mas significativa, de contribuir com a comunidade e aprender com seus pares.

Tudo isso para dizer que a seleção online de fases de Mario Maker 2 é ao mesmo tempo organizada e servida para a mais ampla base de jogadores. Você não precisa se envolver em cada aspecto dela se apenas quiser jogar um punhado de fases aleatórias de Super Mario, mas é ótimo ver que você pode ficar profundamente envolvido com seus colegas criadores se assim quiser.

Super Mario Maker 2

Uma das características amplamente mais contestadas antes da chegada de Mario Maker 2 era seu modo multiplayer online, que vem em formatos cooperativos e competitivos. O plano inicial da Nintendo de limitar esses modos a matchmakings aleatórios levou ira à alguns fãs que, razoavelmente, esperavam poder jogar com seus amigos. Desde então, a Nintendo deixou claro que esse recurso virá, mas que não ficou pronto pro lançamento do jogo.

E da forma como está, o lag presente na maioria das sessões multiplayer (onde o matchmaking acontece automaticamente) arruína a experiência. Mario, e especialmente as fases criadas em Mario Maker, gira em torno de precisão. Quando você não pode confiar no movimento do seu personagem ou no input do controle, é melhor nem jogar. Se algo atesta contra Mario Maker 2 agora, é o estado atual do seu multiplayer online.

Por outro lado mais positivo, a outra grande adição a Mario Maker 2 é um apropriado modo história, uma campanha com 100 fases criadas pela Nintendo. A trama é aquela coisa bem Mario ambientada num mundo cheio de NPCs e algumas surpresas bem divertidas, levando o modelo alguns passos adiante do The Super Mario Challenge, do Mario Maker de 3DS. Isso não é uma adição fantástica à luz das fases infinitas criadas pelos outros jogadores, mas é uma alternativa prazerosa se você preferir uma campanha mais coordenada.

Super Mario Maker 2

Há uma ligeira oportunidade perdida de dar ao jogador as ferramentas de criação como forma de solucionar quebra-cabeças propositais – um caminho para aprender botando a mão na massa – mas elas só aparecem como opção para cruzar fases em que você falhar repetidas vezes.

A sério Mario é digna de toda admiração que recebe. E Super Mario Maker 2 é uma ferramenta excelente para desmembrá-la ao levar seus inimigos, mecanismos e o próprio Mario aos seus limites. Ainda preciso criar uma fase minha que acredito ser digna de compartilhar com outros jogadores, mas estou comprometido a chegar lá. Seja explorando todo o potencial de um único elemento ou jogando coisas na parede para ver o que fica preso, tenho essa coceira em me unir ao clube de criadores.

Mario Maker 2 tem um processo de aprendizagem intuitivo e prazeroso. Mas mais importante que isso, permite que designers amadores e profissionais compartilhem sua criatividade com o mundo. A comunidade começou bem e, ainda bem, a diversão está apenas começando.

Acompanhe o GameSpot Brasil no Facebook, Twitter, YouTube, Instagram e Twitch.

4 0
Ver comentários ()
Pontos Positivos
O conjunto de aventuras passadas de Mario traz uma fonte profunda de inspirações e ideias.
A criação de níveis é intuitiva e torna o processo de iteração mais divertido do que o famoso tentativa e erro.
Uma quantidade teoricamente infinita de fases feitas por outros jogadores garante que você sempre terá algo novo para jogar.
O modo história fornece uma visão breve e inspirada do que a Nintendo faria no seu lugar.
Compartilhar e descobrir novas fases na internet é simples, mas conta com opções complexas para quem quer buscar uma nova fase favorita.
Pontos Negativos
Não conseguir jogar com amigos online no lançamento é uma oportunidade perdida.
Lag costuma arruinar a experiência multiplayer online.
8
Bom
Participe da Conversa

Super Mario Maker 2

  • Data de Lançamento: 28 de Junho de 2019
    • Switch
    Desenvolvedora:
    Nintendo
    Publisher:
    Nintendo
    Gênero(s):
    2D, Ação
    Sem Restrição