Stadia: Google anuncia serviço de jogos na nuvem na GDC 2019

Games da atual geração rodarão a 4K, 60 FPS e com suporte a HDR na nova plataforma.

O Google anunciou nesta terça-feira (19) o Stadia, primeiro serviço de jogos da companhia, durante a Game Developers Conference (GDC). Conforme já havia sendo especulado, o Stadia rodará jogos da atual geração direto na nuvem.

O serviço chega ainda em 2019 e será lançado primeiro nos Estados Unidos e no Canadá. Também foi confirmado que o Stadia será lançado em parte da Europa, incluindo o Reino Unido.

Já regiões como América do Sul, Ásia, África e Oceania não foram citadas na apresentação.

Durante o painel, também foi anunciada uma parceria do Google com a Ubisoft. Na apresentação da GDC, Asssassin’s Creed Odyssey rodou em um notebook, um tablet e um celular a 4K e 60 FPS.

O Google também revelou que o progresso nos jogos do Stadia será compartilhado entre plataformas. Ou seja, será possível fazer essa transição de forma direta, uma vez que o game será hospedado nos data centers do Google.

LEIA TAMBÉM:

Stadia Google 2A companhia também anunciou que os jogos terão suporte a HDR e que será possível jogar a 4K e 60 FPS.

Além disso, a GPU (unidade de processamento de jogos) do Stadia terá 10,7 teraflops, 4,7 teraflops a mais do que o Xbox One X, console mais poderoso da geração atual.

O Google também anunciou que, no futuro, o serviço rodará jogos a 8K e 120 FPS.

Outra novidade revelada no painel é que o Stadia terá um controle próprio. O gadget terá botão de captura e compartilhamento para que as gameplays sejam postadas de forma direta no YouTube, além de um atalho para Google Assistente, serviço de assistência de voz da companhia.

O controle se conecta com os servidores do Google via Wi-Fi e identifica em qual tela você quer jogar.

No entanto, o uso dele não é obrigatório, também sendo possível jogar no Stadia com joysticks de PlayStation 4 e Xbox One, por exemplo.

Também foi revelado que o Stadia terá suporte a cross-play com todas as plataformas.

Ainda Durante o painel, foi anunciado que Doom Eternal fará parte da biblioteca do Stadia desde o lançamento do serviço.

Outra novidade é que o Stadia contará com o recurso de save state. Ou seja, não será preciso buscar save points em áreas específicas ou precisar cumprir uma missão para ter seu progresso salvo. Segundo o Google, a campanha poderá ser pausada a qualquer momento.

Estúdio de exclusivos

Durante o painel, o Google também anunciou que terá um estúdio de jogos exclusivos: o Stadia Games and Entertainment, que criará games first-party para o Stadia.

Apesar da série de anúncios, o Google não revelou se o serviço será gratuito ou pago, ou jogos serão vendidos digitalmente na plataforma.

A companhia também não informou durante o painel qual é a velocidade mínima de internet necessária para rodar os jogos sem risco de travamento.

Controle Stadia

Acompanhe o GameSpot Brasil no Facebook, Twitter, YouTube, Instagram e Twitch.

Arquivado em:
PC, PlayStation 4, Switch, Xbox One

Tem uma sugestão de notícia? E-mail: sugestoes@gamespot.com.br

5 0
Ver comentários ()
Participe da Conversa